LiveZilla Live Chat Software

Blog




Categoria » Proposta | Orçamento

CUIDADO! Sua turma compra PREÇO ou VALOR? - 08 Dez 2014

É muito comum e relevante, falar de PREÇO quando se quer fazer qualquer tipo de aquisição, compra, quer seja de produto ou de serviço.

O PREÇO é um dos requisitos, talvez para muitos ainda o principal que pode nortear uma compra.

Contudo, há de se levar em consideração muitos outros fatores que fazem o PREÇO não ser a condição principal.

O Ditado Popular: “O barato sai caro!” é bastante peculiar para a discussão e reflexão que queremos conduzir.

Quando falamos de PRODUTO, fica muito mais evidente e facilitada a análise de requisitos para tomar uma decisão de compra.

Para exemplificar, de maneira lúdica, figurativa, uma análise comparativa da decisão de compra de 04 (quatro) pneus para um veículo.

 


 

PNEU ORIGINAL  PNEU REMOLD
Quantidade: 04 Quantidade: 04 
Durabilidade: 60.000 km Durabilidade: 40.000 km 
Geometria e Balanceamento a cada 10.000 km Geometria e Balanceamento a cada 10.000 km 
Valor pneu: R$ 250,00 Valor Pneu: R$ 180,00
Garantia: 5 anos Garantia: 1 ano 
Assistência Técnica: Todo país Assistência Técnica: Local

 



Depende diretamente do perfil de cada cliente. Contudo o que é mais barato numa simples comparação, pode realmente ser o mais caro se aproveitarmos todos os dados.

Fazendo uma comparação, podemos concluir que:

 


  

PNEU ORIGINAL PNEU REMOLD 
Valor da compra: R$ 1.000,00 Valor da Compra: R$ 840,00
Durabilidade: 60.000 km Durabilidade: 40.000 km
 Valor por km rodado: R$ 0,0166 Valor por km rodado: R$ 0,0210
- 20,67% + 20,67% 
Garantia: 5 anos Garantia: 1 ano

 


 

Depois de fazermos a comparação, qual das opções você faria?

Além de ser economicamente mais viável o Pneu Original ,20,67% mais barato em comparação ao Remold, ainda tem a garantia de 5 anos e assistência técnica em todo país.

Mas quanto vale esses requisitos, Garantia e Assistência Técnica (abrangência territorial) na decisão de compra?

Podemos dizer que monetariamente, ou seja, o seu PREÇO não vai acrescer absolutamente nada. Mas isso não vale como informação de decisão de compra?

Sob essa ótica, deixamos de lado o PREÇO, e estamos agora se referindo ao VALOR. VALOR de um produto ou serviço é tudo o que pode estar a ele relacionado, sem que necessariamente sejam aspectos que tenham impacto no seu preço.

Para entender melhor o que o VALOR, da GARANTIA, por exemplo, pode impactar monetariamente no seu preço, vamos supor que:

 


 

PNEU ORIGINAL PNEU REMOLD 
Durabilidade: 60.000 km Durabilidade: 40.000 km
Valor por km rodado: R$ 0,0166 Valor por km rodado: R$ 0,0210
- 20,67% + 20,67% 
Garantia: 5 anos Garantia: 1 ano
Risco de defeito de fabricação: 8% Risco de defeito de fabricação: 8%
Valor do risco de defeito: R$ 80,00 Valor do risco de defeito: R$ 6,56

 



O aspecto GARANTIA é um custo assumido pelo Fabricante e que pode ser um aspecto relevante para uma decisão. Contudo, depende! Se o comprador troca de veículo a cada ano, talvez não seja tão relevante quanto parece ser monetariamente, dependerá essencialmente esse aspecto do tempo de utilização.

Se assumíssemos o valor de garantia como desconto, a diferença é bastante grande entre os produto, não? Isso é o VALOR do risco assumido pelo Fabricante e a segurança do comprador de substituição em caso de defeitos.

Mas e por que dessa comparação? O que isso tem relação com Formaturas?

Fizemos essa exemplificação acima, para que de maneira mais lúdica e com um produto que para quem tem veículo terá que tomar sua decisão a cada 60.000km aproximadamente, e pelo tempo que se conserva o bem, fica bem fácil tomar a decisão a partir das próximas vezes. Não é mesmo?

E formatura? Um serviço que se compra e consome 1, 2 ou 3 vezes na sua vida? E a aquisição acontece de maneira coletiva, com interesse da turma? Como fazer? Como comparar?

Para exemplificar novamente, ao invés de pneu, vamos comprar um carro. E vamos entender que o carro é a analogia com o evento de formatura.

Essa compra deve estar primeiramente revestida de um perfil do proprietário (Turma | Comissão de Formaturas) que, por conseguinte vai colocar seus pré-requisitos, que por sua vez devem balizar uma formatação que possa tangibilizar o produto, carro.

Dentre eles podemos ter:
• Total de Lugares (número de formandos)
• Potência de motor (capacidade de investimento de formandos)
• Acessórios (produtos e serviços novos)
• Financiamento (condições de pagamento)
• Seguro (Seguro garantia do evento)
• Manutenção (Valor de fotografia)
• Rede de concessionárias (abrangência territorial da empresa)
• Tradição da marca (tempo da empresa no mercado)
• Disponibilidade estoque (fornecedores | assessoria | parceria | organização)

Poderíamos aqui fazer um comparativo extenso de requisitos para aquisição, seja de produto (carro), seja de serviço (formatura).

É bastante complicado fazer quaisquer análises de uma aquisição de compra, quando se trata de um serviço,e um serviço que dificilmente se compra, como é o caso de formatura. Ainda com o complicador que é uma decisão coletiva, com divergências de opiniões e interesses e o decisor é “leigo” e não tem uma vivência e afinidade com o serviço.

No post de 23/10/2014 – “Como tomar a decisão de maneira segura, racional, sem perder a condição emocional do sonho da formatura?”, trouxemos uma ferramenta que pode auxiliar e muito a sua decisão de compra por serviço de formatura, levando em consideração, PREÇO e VALOR, transformando todos os pré-requisitos em pontos e sua relevância em peso.

Dessa maneira, a decisão acaba ficando muito fácil, pois se transforma em um cálculo matemático. Ou seja, se cada requisito tem sua importância e sabemos quanto vale e sabemos qual dos requisitos é mais ou menos relevante, sua decisão fica por demais facilitada.

A ferramenta criada tem o objetivo de auxiliar além de julgamento de preço, verificar uma série de aspectos que são muito relevantes, assim como buscamos quando compramos um veículo.

Aspectos tangíveis e intangíveis devem todos ser analisados, com objetivo de não transformar a decisão numa grande tormenta.

ASPECTOS INTANGÍVEIS:
• Tempo de empresa no mercado (comprovado)
• Abrangência territorial
• Credenciamento – EMBRATUR | ABEOC
• Quantidade de formaturas realizadas no mesmo dia
• Garantia | Seguro
• Premiações
• Promoções
• Auxílio para arrecadação
• Assessoria | Parceria
• Reclamações: www.reclameaqui.com.br
• Canais de informação | Site | Facebook | Blog
• Facilidades | Pagamento | Gestão Financeira

ASPECTOS TANGÍVEIS:
• Proposta comercial – transparência de produtos | serviços;
• Valor dos serviços | Geral | Individual;
• Comparativo de quantidades | valores;
• Cortesias;
• Brindes;
• Conhecimento do local de realização do evento;
• Inovação | Criatividade – Produtos e Serviços;
• Formas de arrecadação;

Abaixo, trazemos a ferramenta, com as figuras1, 2 e 3 a fim de deixamos a mesma a disposição de sua turma para utilização.

1) A figura abaixo mostra o RESULTADO FINAL do COMPARATIVO DE REQUISITOS DE COMPRAS de formatura:



2) A figura abaixo revela o julgamento dos REQUISITOS INTANGÍVEIS, associados à empresa:



3) A figura abaixo revela o julgamento dos REQUISITOS TANGÍVEIS, vinculados a Proposta Comercial:



CUIDADO! Não deixe ser levado pelas impressões preliminares. Contudo, é fácil, ágil e a decisão pode ser tomada facilmente, se tiver OBJETIVIDADE.

Por isso mesmo que criamos uma ferramenta que transforma a SUBJETIVIDADE em pontos e pesos. Num simples cálculo matemático, saberá qual a sua melhor opção de maneira mais racional.

Caso tenha interesse de receber a ferramenta, entre em contato conosco pelo Site – Contato.

Até a próxima!

Autor: Humberto Souza da Silveira


   

 
 

  


  
  
  
  

 



Comentários

Deixe seu comentário





« voltar


Mais Procurados


Empresa de Formaturas Novidades para Formaturas Organização de Formaturas Estrutura de Formaturas Formatura em SC


Newsletter

Matriz/Sede


Rua Vereador Frederico Veras 2ª Travessa, 165
Pantanal - Florianópolis/SC

Contato

(48) 3234-0200
0800 6480080
sac@activaformaturas.com.br

Siga a gente